segunda-feira, 27 de março de 2017

Oficina Nacional Tecendo Protagonismo das Mulheres Quilombolas

A Oficina Nacional Tecendo Protagonismo das Mulheres Quilombolas ocorreu no quilombo Maria Joaquina, nos dias 24, 25 e 26 de março, no município de Búzios e contou com a presença de mulheres quilombolas representantes de vários estados do Brasil para discutir questões referentes à sua vivência enquanto quilombolas. Assuntos relacionados ao território, racismo, pertencimento, cultura, mas principalmente o encontro e o fortalecimento interno através da troca de experiências e afeto.
A Assessoria Técnica de Participação Social e Equidade esteve presente para contribuir com a construção de caminhos de comunicação e fortalecimento da mobilização social coletiva no que diz respeito à implementação da Política Nacional de Saúde integral das Populações do Campo, Floresta e das Águas e da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
O encontro contou com a presença do quilombola Ronaldo dos Santos, do quilombo do Campinho, de Paraty, fazendo uma análise conjuntural e histórica sobre a situação da população negra no Brasil, da deputada federal Benedita da Silva trazendo uma fala atualizada sobre as reformas que tem sido realizadas e seus impactos na vida do trabalhador. A jornalista e economista Flávia Oliveira também esteve presente dividindo suas ideias sobre racismo e importância de encontros como esse. Os diálogos com a juventude quilombola também se deu de forma bastante aberta e construtiva, no sentido de manutenção dos valores da ancestralidade e vivências históricas.
O encontro encerrou-se com uma linda roda de jongo!
 Participação e pertencimento é saúde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário